O termo “laparos” vem do grego e significa abdome. Laparoscopia se referia, a principio, a uma maneira de olhar dentro do abdome. Hoje em dia, contudo, ela se refere a uma intervenção cirurgica minimamente invasiva muito utilizada em cirurgias ginecológicas e urológicas. É uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, ou seja, na qual se utiliza apenas pequenas incisões entre 0,5 e 1,0 cm para observar o interior da cavidade abdominal e os órgãos ai presentes, atráves de lentes potentes, microcâmaras e monitores de video (televisão).
É o que oferece a Clínica Urogin, há 10 anos especializada na saúde do homem e da mulher. Pioneira nesta forma de tratamento que permite a retirada de órgãos pélvicos (próstata, útero e ovários) acometidos pelas mais diversas doenças, oferecendo o “mínimo aceitável de sequelas, recuperação rápida e um conforto pós-operatório satisfatorio, com menor lesão de estruturas vizinhas saudáveis, sem falar nos beneficios esteticos da tecnica” acentua o diretor técnico Dr.Lázaro Carvalho.
A Urogin é comandada pelo casal de médicos Lázaro Caravaho (Urologista) e Elisvania Rodrigues (Ginecologista e mastologista) vanguardistas nesta técnica. A ele são creditados os primeiros procedimentos de retirada de rins, próstata, bexiga, cálculos renais, patologias da glándula adrenal e de retroperitôneo, bem como cirurgias reconstrutivas de defeitos congênitos urinários, prolapsos ginecológicos e incontinência urinária. Só para cita uma das técnicas (prostatectomia radical laparoscópica) empregada para o tratamento do câncer prostático, já são mais de 400 pacientes beneficiados.
Outra área que também utiliza a laparoscopia é a ginecologia. Podendo diagnosticar e tratar de diversas alterações do útero e/ou das estruturas próximas, sem cortes, através de oríficios na parede abdominal. A técnica laparoscopica no diagnostico e tratamento de doenças ginecológicas vem sendo amplamente difundida nos últimos anos. O avanço tecnologico dos aparelhos tornou o procedimento cirurgico seguro, rápido e menos invasivo. É amplamente utlizada para esclarecer problemas ginecologicos que nem sempre podem ser diagnosticados por meio de exame fisico, raio-x e ultrassonografia. Por isso é também recomendado para ajudar a identificar dados importantes referentes à intertilidade ou as questões ginecologicas, como por exemplo, a endometriose.
A Urogin celebra a data com a perspectiva de mais crescimento nos próximos anos. “A missão da clinica é prestar assistencia médica integrada a saude do homem e da mulher, com eficiencia e qualidade. Patologias comuns a ambos os sexos são elucidadas concomitantemente, permitindo um tratamento rápido e eficaz, em um só lugar”.
Leave a Reply